Master em Jornalismo -
 Nota Editorial

 

Esta edição de Videtur e a seguinte, constituem números especiais em co-edição com a Facultad de Ciencias de la Información de la Universidad de Navarra. Como se sabe, essa prestigiosa universidade está promovendo em São Paulo - desde 1997 -, o Programa Master em Jornalismo para Editores, em convênio com o Instituto de Altos Estudos em Jornalismo do Centro de Extensão Universitária.

 

Esse curso tem, entre outras características de excelência, a de que seus alunos são experientes editores e repórteres de importantes jornais do Brasil. Assim, é do mais alto interesse acadêmico a publicação de conferências, textos, seminários e discussões, originalmente travadas nos quadros do Programa Master. Tal tarefa só foi possível graças aos diligentes esforços da editoria ad hoc do Master-99, integrada por Guilherme Döring Cunha Pereira, José Francisco Sánchez e Mônica Paula da Silva.

 

Videtur 9 abre-se com o artigo (ele mesmo um modelo das qualidades que apregoa) do Dr. José Francisco Sánchez sobre a clareza jornalística. Mônica Paula da Silva combina literatura e filosofia na sensível crônica: "O homem e o Barquinho". A crítica ética - tema constante nas aulas do Programa - à atividade jornalística nos quadros da sociedade contemporânea é objeto das reflexões de Ranulfo Bocayuva e Wilson Gazino.

 

A entrevista com o Dr. Eduardo Veiga ("mestre Duquinha") versa sobre a dialética do senhor e do escravo tal como se objetivou entre nós: na arte da capoeira. E finalmente, apresentam-se alguns textos das conferências de filosofia, que tive o privilégio de proferir para tão ilustres alunos.

 

L. J. Lauand - Coord. Edit.
Novembro de 1999