A Biblioteca como Espaço Cultural -
Discurso de Abertura da 5a. Coletiva
 de Autores FEUSP - 10-11-99

 

 

Lina Flexa
Bibliotecária - Diretora Técnica da Biblioteca FEUSP
lina@usp.br

 

É com imenso prazer que a Biblioteca da Faculdade de Educação promove esta 5a. Coletiva de Autores FEUSP. É com grande alegria que recebemos, hoje, os nossos autores, professores, editores, livreiros, alunos e convidados.

Este evento - que já se consolidou como uma tradição de nossa Faculdade - vai adquirindo - cada vez mais - um significado próprio que o distingue de outras festas, aparentemente similares. Trata-se - para além do necessário encontro entre leitor e autor - de reunir - em um único ato - os livros e seus autores: os docentes da casa: expressando, assim, ao mesmo tempo, a diversidade e a unidade das pesquisas que aqui se realizam. Por mais diferenciadas que sejam as áreas e as orientações intelectuais, é a casa, a Faculdade de Educação - como casa comum, como alma mater, como universitas, no sentido etimológico do termo - que hoje se encontra aqui reunida. No centro dessa "unidade na diversidade" encontra-se a Biblioteca, evidentemente entendida não naquele sentido arcaico de "depósito", mas sim como "espaço cultural", vivo e dinâmico, como "Praça" onde se encontram e dialogam docentes, pesquisadores, alunos e os estudiosos em geral. Nesse sentido, da Biblioteca como lugar (não só físico, evidentemente) de eventos culturais, impõem-se nossos agradecimentos aos professores que participaram da Coordenação deste evento, à equipe da Biblioteca, aos colegas do Áudio-Visual e a todos os que colaboraram para esta realização.

Nosso evento deste ano, não por acaso, é comemorativo dos 30 anos da Faculdade: um marco de que ambos atingem uma maturidade de pesquisa, publicações e diálogo, que esta festa pretende, despretensiosamente, traduzir. Sejam todos benvindos e

Muito Obrigada