Revista Internacional d'Humanitats

 

L. Jean Lauand
(Coord. editorial)

 

A Revista Internacional d'Humanitats (RIH) é mais uma iniciativa conjunta do Departament de Ciències de l'Antiguitat i de l'Edat Mitjana da Universitat Autònoma de Barcelona e do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Outra parceria já tinha sido realizada em dois números especiais (6 e 7) da Revista Mirandum, publicados também neste ano, celebrando a fundação, em São Paulo, do Instituto de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio, apresentando matérias de professores de ambos os departamentos, além de colaborações de pesquisadores de outras instituições.

Essa mesma amplitude de metas é o que pretendemos para a Revista Internacional d'Humanitats: uma abertura de temática, de pontos de vista, de opiniões; abertura que se expressa já na mídia principal da RIH que, como as demais publicações da Editora Mandruvá, encontra-se, na íntegra, à disposição dos leitores na Internet. A Revista Internacional d'Humanitats é um passo importante no projeto Mandruvá de revistas (e séries) acadêmicas - iniciado há quase dois anos - e que se encontra hoje bastante diversificado e já conta com trinta volumes publicados, com uma média (no total) de mais de mil hits/dia por internautas de mais de cinqüenta países! Daí que a diversidade de línguas seja especialmente bem-vinda na RIH e - como em outras publicações eletrônico-impressas nossas -, há uma Parte II em que apresentamos versões em outras línguas de alguns artigos.

A RIH foi fundada em Barcelona em 22 de abril de 1998, em reunião de professores dos dois departamentos. Este número da RIH e o seguinte (1998 e 1999) pretendem ser uma homenagem ao trigésimo aniversário da FEUSP, objeto da entrevista de um de seus fundadores: o Dr. Celso Beisiegel. Já para a apresentação da Universitat Autònoma de Barcelona, traduzimos a Breu ressenya histórica que se encontra no próprio site da UAB.

Após essas apresentações, quatro alentados artigos: o documentado estudo do Dr. J. Gómez Pallarès "Towards a Study of Eleventh Century's Carmina Latina Epigraphica"; "Lo Lúdico en los Fundamentos de la Cosmovisión de Tomás de Aquino", que apresenta também a lista completa das 173 passagens em que o Aquinate se refere expressamente ao lúdico; a discussão feita pelo Dr. Alípio Maia e Castro do humanismo latente no Diário de José Saramago e a análise do Dr. Ruy Nunes dos embates entre o ideal da poesia cortês e a concepção cristã da vida em "Da alegria de amor ao Deus de Amor".

Em nome de todos os que se empenharam na criação da Revista Internacional d'Humanitats, nossos especiais agradecimentos a nosso diretor, o incansável Dr. Pere Villalba, que não poupou esforços para que esta co-edição se tornasse possível.

Barcelona / São Paulo, 1998